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Manual do Proprietário Whistler

AGRADECIMENTOS DA WHISTLER:

Obrigado por escolher uma bicicleta de alta tecnologia que preza pela qualidade e normas de segurança internacionais, você acaba de entrar no seleto grupo da Whistler Bikes desenvolvida para você com peças selecionadas das melhores marcas nacionais e mundiais. Especialmente desenvolvido para você, este manual lhe dará importantes informações como: passo-a-passo de montagem, garantia do produto e outras importantes dicas, de uma forma clara e simples com vídeos explicativos. Seguir exatamente as instruções de montagem e utilização do produto constantes nesse manual garantirá aproveitar melhor todos os pontos da garantia. Do contrário, a WHISTLER não se responsabilizará por quaisquer danos materiais ou físicos, ao usuário ou a terceiros provocados por falta de entendimento dos critérios aqui expostos. As bicicletas Whistler Alumínio Projetadas em Alumínio Liga – 6061 - T6, mais leves e resistentes.

PRIMEIROS PASSOS DESEMBALAGEM:

Utilizando um alicate de corte ou tesoura sem ponta, corte com cuidado as presilhas de nylon que prendem a roda e guidão ao quadro da bicicleta. Depois retire da embalagem e os plásticos bolha que envolvem a bicicleta.

FERRAMENTAS

A Whistler já entrega a sua bicicleta semi-montada no caso da vendas online, e no caso das vendas presenciais a bike é entregue montada e revisada, pronta para pedalar. 

Antes de iniciar a montar da bicicleta certifique-se de que dispõe das ferramentas necessárias, já que elas não acompanham o produto. Basicamente utilizamos essas chaves Allen 4mm, 5mm e 6mm , e uma uma chave de boca de 15mm para a montagem geral da Whistler.

FIXAÇÃO DAS RODAS

Geralmente a roda traseira já vem montada na bike, havendo somente a necessidade de ajuste fino e aperto caso estiver frouxa por conta do transporte.

Sobre a roda dianteira, vem solta na embalagem, necessitando a fixação e aperto correto:

Posicione a ponta da suspensão no eixo da roda, deixe a blocagem bem frouxa e conecte o garfo e a pinça de freio no disco da roda.

Com a alavanca aberta rosqueie até que esta encoste na superfície externa do garfo, feche a alavanca, de modo que ela fique paralela à perna do garfo e voltada para cima, confira se está bem apertado.

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GUIDÃO

O guidão vem solto do suporte, necessitando somente do encaixe dele a mesa.

Alinhe o guidão perpendicularmente à roda dianteira e com uma chave Allen, aperte o parafuso frontal da caixa de direção até sua fixação total. Lembre-se de apertar cada parafuso por vez, até dando o total aperto no guidão.

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SUSPENSÃO

A suspensão da Whistler já vem instalada e apertada pronta para uso. Qualquer mudança ou se verificar que ela não está com aperto suficiente é extremamente importante que ela seja instalada corretamente por um mecânico de bicicletas qualificado. Garfos instalados de forma inadequada são extremamente perigosos e podem resultar em ferimentos graves e / ou fatais.

A utilização da trava é recomendada para trechos de terrenos planos, onde se exige muito pouco ou quase nada do sistema de amortecimento. Ao passo que para terrenos acidentados recomenda-se a liberação da trava, usufruindo dos benefícios de amortecimento de impactos da suspensão.

A T E N Ç Ã O:  O Garfo de suspensão de sua bicicleta foi projetado para utilização em trilhas leves e condições off-road similares.

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PEDAIS

Os pedais possuem as inscrições R/Right (direito em inglês), e L/Left (esquerdo em Inglês) impressas na ponta do eixo, utilizando uma chave de boca de 15mm, rosqueie no sentido horário, o pedal R na rosca da pedivela direito (sob o ponto de vista do ciclista) apertando até seu limite de trava. Para o pedal L, repita o procedimento na pedivela esquerdo, porém rosqueie no sentido anti-horário.

A T E N Ç Ã O: A montagem invertida dos lados dos pedais provocam o efeito de rosca roçada (espanada) e a perda automática da garantia da peça.

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SELIM E CANOTE

O canote já vem preso ao selim. Pode-se somente afrouxar para fazer a regulagem mais fina. Coloque na posição desejada e aperte a porca de fixação do carrinho.

Basta somente instalá-lo no tubo do selim até a altura desejada, respeitando a marca de inserção mínima, regule a porca da blocagem que está do lado oposto da alavanca, e trave a braçadeira empurrando a alavanca de aperto para frente. Determine a posição desejada do selim e aperte.

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CÂMBIOS / PASSADORES DE MARCHA

Observe que do lado direito do guidão, temos o sistema de troca de marchas do câmbio traseiro, a marcha número 1 aponta a relação mais leve entre todas as catracas do K7, recomendadas para serem utilizadas nas subidas, em que o esforço exigido é maior. Ao girar o comando para frente, a corrente desce deixando a relação mais pesada, logo, torna-se aconselhável para aumentar a velocidade em situações de terrenos planos ou de declives. Já no lado esquerdo, temos o comando dianteiro (Nos casos das bikes modelos: S1, S2, S3 e S4 . O número 1 da alavanca, indica a posição da menor engrenagem, proporcionando uma relação mais leve, ideal para subidas, ao girar o comando para trás, a relação vai se tornando cada vez mais pesada, exigindo maiores esforços por parte do usuário, levando a maior velocidade.

A T E N Ç Ã O: Evite cruzar as marchas, isto é, usar a marcha pesada no K7 e a marcha leve no pedivela (mostraremos mais detalhes nos vídeos). Nunca mude as marchas sem que esteja pedalando. Evite trocar as marchas nas subidas, isso aumenta a vida útil dos câmbios.

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FREIOS A DISCOS

Existem duas opções neste modelo de freio, o mecânico e o hidráulico. O mecânico é acionado por cabos e o hidráulico por fluido de óleo mineral, ambos já vão ajustados para o uso.

ATENÇÃO: Discos de freio devem ser ajustados para compensar o desgaste. Não tocar e nem colocar nenhum tipo de óleo nos discos ou nas pastilhas de freio.

Tenha especial cuidado para não tocar com as mãos no disco durante o serviço de instalação ou assistência da roda, o rotor é suficientemente afiado para provocar ferimentos graves nos seus dedos, se estes ficarem presos nas aberturas do rotor em movimento.

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MANUTENÇÃO 

Em qualquer modelo de bicicleta, sempre orientamos uma manutenção e verificação do seu equipamento.

Se tratando de segurança os apertos e ajustes devem sempre serem observados para que eles não causem nenhum acidente ou desgaste precoce do equipamento.

A Dárien Bike Shop, sempre oferece serviço especializado nas manutenções das bicicletas, mas caso você estiver numa região mais distante, consulte sempre um mecânico da sua confiança.

DICAS DE TROCAS DE MARCHAS

Sempre evite cruzar as marchas, isto é, usar a marcha pesada no K7 e a marcha leve no pedivela (mostraremos mais detalhes nos vídeos). Nunca mude as marchas sem que esteja pedalando. Evite trocar as marchas nas subidas, isso aumenta a vida útil dos câmbios.

DICAS DE LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE

Deixe a relação da sua bike sempre lubrificada, isso ajuda a evitar o desgaste precoce dela. Sempre ao lubrificar, apoie sua bike numa parede firme e gire o pedivela ao contrário passando uma fina camada de lubrificante sobre ela, de apenas duas voltas na corrente para lubrificação total. Após esse procedimento, faça uma troca geral das marchas para espalhar bem por toda a relação da bike.

FINALIZAÇÃO E BOAS VINDAS AO MUNDO DO MTB

Após a atenção a esses detalhes você já estará pronto para curtir sua bicicleta com segurança.

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Agradecemos novamente pela sua aquisição e desejamos pelos passeios para você curtir ao máximo sua nova bicicleta.

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A Garantia da sua Whistler é vitalícia para o primeiro dono.

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